Jovem é encontrado morto no interior de residência em Rio Claro
Não foram encontrados nenhum indício que pudesse colocar em dúvida a tese do suicídio
Nesta noite de quinta-feira (8), um jovem de 26 anos, foi encontrado morto em seu quarto, no bairro Terra Nova, em Rio Claro (SP).
Conforme as informações, o jovem foi encontrado com um cadarço de sapato amarrado no pescoço preso ao beliche do quarto aonde dormia, já sem vida.
Segundo familiares, o jovem sofria de depressão, fazia uso de medicamentos e tratamento no CAPS já tendo tentado suicídio outras vezes, sendo a última há cerca de um mês.
Não foram encontrados nenhum indício que pudesse colocar em dúvida a tese do suicídio, que teria ocorrido no meio do dia em razão das condições do corpo.
COMO AJUDAR A PREVENIR O SUICÍDIO
Quando se suspeita que alguém pode estar com pensamentos suicidas, o mais importante é demostrar amor e empatia por essa pessoa, tentando entender o que está acontecendo e quais os sentimentos associados. Por isso, não se deve ter medo de perguntar para a pessoa se ela está se sentindo triste, deprimida e, até se está pensando em suicídio.
Depois, deve-se procurar ajuda de um profissional qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, para tentar mostrar à pessoa que existem outras soluções para o seu problema, que não o suicídio. Uma boa opção é ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), ligando para o número 188, que se encontra disponível 24 horas por dia.
As tentativas de suicídio são, na maioria das vezes, impulsivas e, por isso, para prevenir uma tentativa de suicídio também se deve retirar todo o material que possa ser utilizado para se suicidar, como armas, comprimidos ou facas, dos locais onde essa pessoa passa mais tempo. Isto evita comportamentos de impulsividade, fazendo com que se tenha mais tempo para pensar numa solução menos agressiva para os problemas.
FONTE: gruporioclaro