Petrobras reduz preço da gasolina em 8% nas refinarias; diesel cai 4%

Preço da gasolina nas refinarias já caiu cerca de 50% desde o início do ano

Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina em 8% e o do diesel em 4% nas refinarias a partir de terça-feira (21), informou a companhia. Na semana passada, a estatal já havia cortado o preço da gasolina em 8%, e o do diesel em 6%.

Os novos cortes ocorrem diante de uma persistente queda nos preços do petróleo e de seus derivados no mercado internacional, por impactos do novo coronavírus sobre a economia global.

 

Acumulados

 

Com o recuo desta semana, o preço da gasolina vendida às distribuidoras já caiu por volta de 50% desde o início do ano, enquanto o diesel recuou cerca de 35%.

Já nos postos a queda é bem menor. Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostram que o valor médio da gasolina para o consumidor nos postos recuou 1,3% na semana passada, enquanto o diesel caiu 0,6% no mesmo período. Os preços médios cobrados dos consumidores em abril ficou apenas 10% abaixo no caso do diesel e 8% no caso da gasolina na comparação com os preços médios de dezembro do ano passado.

O repasse de ajustes dos combustíveis nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato e depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Comentários